Mercado livre

O Mercado Livre de energia representa algo em torno de 1/4 de todo mercado de energia elétrica brasileiro. A Inowatt se propõe a comercializar energia neste Ambiente, buscando a redução e otimização dos custos, de forma segura e confiável.

Consumidores Livres e Especiais

Para que os consumidores participem do Mercado Livre, eles devem se enquadrar dentro de alguns parâmetros, como segue:

  • Consumidor Livre: é o consumidor que tenha sua demanda contratada acima de 3.000 kW . No caso do consumidor ter sido conectado no sistema antes de julho de 1995, terá que estar conectado em uma tensão superior a 69 kV.
  • Consumidor Especial: é o consumidor que tenha sua demanda contratada acima de 500 kW. Este consumidor poderá contratar energia elétrica apenas de energia renovável (Eólica, PCH, Solar, Biogás e outras).
Produtores Independentes de Energia e Geradores

Os PIE e geradores podem comercializar a energia gerada neste ambiente, buscando oportunidades e maximizando a produção de sua energia em contratos firmados bilateralmente com outros agentes.

Autoprodutores

Os Autoprodutores são aqueles consumidores que produzem a sua própria energia elétrica totalmente, parcialmente ou acima de suas necessidades. A energia necessária para complementar sua necessidade ou o excedente gerado pode ser comercializado no Mercado Livre em contratos customizados.